07/08/2017

Procuradores da República repudiam críticas de Gilmar Mendes ao procurador Janot Procuradores da República repudiam críticas de Gilmar Mendes ao procurador Janot




As duras críticas feitas pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, causaram revolta entre os integrantes do Ministério Público. Em nota, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) criticou o que chama de “ataques, proferidos em deliberada série de declarações”, pelo ministro. A reação ocorre por conta de um entrevista que Mendes concedeu à Rádio Gaúcha, afirmando que Janot “é o procurador-geral mais desqualificado que já passou pela história da Procuradoria”.

O ministro Gilmar Mendes afirmou que o procurador não tem preparo jurídico ou emocional para conduzir os trabalhos a frente do Ministério Público Federal (MPF). "Quanto a Janot, eu o considero o procurador-geral mais desqualificado que já passou pela história da Procuradoria. Porque ele não tem condições, na verdade não tem preparo jurídico nem emocional para dirigir algum órgão dessa importância", avaliou Gilmar Mendes em entrevista à emissora.

No momento das declarações, Gilmar Mendes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), comentava a atuação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do STF na operação Lava-Jato. Ele disse acreditar que as denúncias contra o presidente Michel Temer, que é acusado de corrupção, serão revistas. “É deplorável que um Magistrado, Membro da mais alta Corte do País, esqueça reiteradamente de sua posição para tomar posições políticas (muito próximas da política partidária) e ignore o respeito que tem de existir entre as instituições, para atacar em termos pessoais o Chefe do Ministério Público Federal. Não é o comportamento digno que se esperaria de uma autoridade da República”, informa a ANPR em comunicado.

Fonte: Redação com CB