19/08/2017

Lideranças do PMDB e do Centrão cobram que PSDB entregue ministérios Lideranças do PMDB e do Centrão cobram que PSDB entregue ministérios




Lideranças do PMDB e do Centrão, grupo do qual fazem parte PP, PSD, PR e PRB, subiram o tom nesta sexta-feira, 18, e passaram a cobrar publicamente que o PSDB entregue os quatro ministérios que possui no governo: Cidades, Secretaria de Governo, Relações Exteriores e Direitos Humanos. A cobrança é uma reação ao programa partidário veiculado nessa quinta-feira, 17, em cadeia nacional de rádio e TV, no qual os tucanos fizeram duras críticas ao governo Michel Temer.

"Se eles estão achando que o governo é tão ruim, peçam para sair, se não vira aquela história do discurso apenas", afirmou ao Estadão/Broadcast o deputado Lúcio Vieira Lima (BA), um dos vice-líderes do PMDB na Câmara. Para o parlamentar baiano, o presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), deveria, no mínimo, emitir uma nota dizendo que os quatro ministros do partido não representa a sigla e que, a partir daquele momento, serão da cota pessoal do presidente.

No programa de 10 minutos, o PSDB fez uma "autocrítica" por ter "aceitado o fisiologismo". "O presidencialismo de cooptação que vigora no Brasil faliu, tendo gerado crises sucessivas e muita instabilidade política", diz o locutor, sem citar que a sigla ocupa quatro ministérios e que seus titulares atuaram nos bastidores para, em troca de emendas parlamentares, garimpar votos para barrar na Câmara a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Michel Temer.

"O PSDB faz parte do governo que ele chama de cooptação. Ou ele errou no discurso, ou foi cooptado. Se não estava concordando, não deveria nem ter aceitado os cargos", criticou Vieira Lima. 

Redação com Agências