24/08/2017

Câmara de CG discute sobre criação do Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia Câmara de CG discute sobre criação do Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia




Com o objetivo de discutir com a população e órgãos responsáveis, além receber sugestões para elaboração de uma lei que vai beneficiar a área tecnológica do município, a Câmara Municipal de Campina Grande realizou na manhã dessa quarta-feira (23) uma audiência pública, proposta pelo vereador Lucas Ribeiro, onde foi debatida a criação do Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento da cidade.


O parlamentar Lucas Ribeiro destacou a necessidade de incentivar e demandar mais investimentos para projetos tecnológicos que beneficiem o município, articulando com empresas e universidades para executar essas ações. “Campina é uma cidade conhecida pelo o seu ímpeto em tecnologia, se destacando em cenário nacional. Há necessidade de políticas públicas voltadas para essa área e, em parceria com as instituições de ensino, investir em pesquisas e aplicá-las”, justificou.


A proposta de lei surge como um incetivo para ampliar os recursos da área, em conformidade com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e com o Artigo 10, inciso VI, da Lei Orgânica do Município, pensando no futuro do serviço público da cidade e na progressão das condições que contribuem para o bem estar dos campinenses. O projeto incentiva a construção de um conselho, com ajuda do conhecimento técnico tecnológico, para gerir os recursos e lançar editais ao público interessado.


Para o secretário municipal de Ciências e Tecnologia, Tovar Correia Lima, as parcerias são fundamentais para que o projeto dê certo. Ele também enfatizou que a secretaria já enviou vários pedidos ao Governo Federal em busca desses benefícios. “Vamos fazer o possível para que a lei seja cumprida, trazendo progressões de conhecimento, gerando emprego e renda. Queremos que Campina esteja avançada nesse setor”, afirmou.


De acordo com o pró-reitor de pesquisas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Cidoval Morais, as pesquisas desse meio focam na resolução de problemas públicos estruturais, como saúde e educação, trazendo potencial para o desenvolvimento econômico e social. “Esse projeto é um desejo antigo das instituições que fazem pesquisas, principalmente nesse momento de crise onde houveram tantos cortes na receita. Vamos fortalecer as experiências e as pesquisas para vencer os desafios”, disse.

 Redação com Assessoria