26/08/2017

Janot cita o presidente Temer em denúncia mas diz que não pode adotar 'providências' Janot cita o presidente Temer em denúncia mas diz que não pode adotar 'providências'




Uma solicitação feita pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), em 2012, em nome do então presidente nacional do PMDB Michel Temer, ao então presidente da Transpetro Sérgio Machado, resultou no pagamento "de maneira oculta e dissimulada" do valor de R$ 1 milhão destinado à campanha do candidato a prefeito de Gabriel Chalita em 2012, repassados.

A constatação é do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na denúncia por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro que teriam sido cometidos por seis políticos do PMDB em um esquema de desvios relacionados à Transpetro por meio de empresas contratadas pela subsidiária da Petrobras que atua no transporte e logística de combustível no País. Procurada, a assessoria de comunicação do Palácio do Planalto afirmou que Temer não irá comentar.

Apesar da citação, Janot diz que não é possível tomar "providências a respeito", devido à imunidade temporária conferida pelo cargo de presidente. Os alvos da denúncia são os senadores Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e Valdir Raupp (PMDB-RO), José Sarney (PMDB), ex-presidente da República.

O pedido de Temer não é novidade, pois já havia sido informado por Sérgio Machado em delação premiada, ano passado, falando em um encontro na Base Aérea no Aeroporto Nacional de Brasília em 2012, mas Janot aponta novos elementos a respeito.

Segundo Janot, no mesmo dia informado por Machado como sendo o do encontro, 6 de setembro de 2012, consta na agenda do então vice-presidente Temer a visita à Base Aérea, de onde embarcou para Londres em viagem oficial.

Redação com Hoje em Dia