19/12/2021 A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) foi intimada a cumprir medidas para assistência aos passageiros que adquiriram bilhetes aéreos da companhia aérea. A empresa anunciou na sexta-feira (17) a suspensão temporária ds operações para uma reestruturação interna. De acordo com um comunicado da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) emitido neste sábado (18), além da assistência aos clientes lesados, a empresa também deverá prestar informações atualizadas à agência sobre as ações previstas para honrar os bilhetes vendidos e reacomodação dos clientes. A ANAC orienta os passageiros a entrarem em contato somente com a Itapemirim para realocações e a não comparecerem aos aeroportos antes de obter um novo bilhete aéreo válido. A reacomodação dos passageiros é responsabilidade da ITA. Outra orientação da ANAC é quanto a priorização da reacomodação dos menores desacompanhados, bem como dos passageiros com necessidades especiais que estavam com voos marcados para a noite de sexta-feira (17) e a manhã deste sábado (18). A agência disse que continuará atuando no monitoramento da situação e adotará as medidas administrativas cabíveis em caso de descumprimento das regras do transporte aéreo. Medidas da ANAC A ANAC oficiou a empresa, ainda na sexta-feira (17), para adotar uma série de providências no atendimento aos passageiros como a imediata suspensão da comercialização de passagens aéreas; imediata, ostensiva e ampla informação no site da empresa e em todos os canais de comunicação sobre a suspensão das operações; comunicação aos passageiros de forma individualizada com orientação para que não se dirijam desnecessariamente aos aeroportos; e a disponibilização de amplos canais de atendimento ativo e receptivo aos passageiros afetados. A empresa também terá que oferecer alternativas, incluindo outros meios de transporte, assistência material e compensações financeiras devidas aos passageiros afetados. Recomendação aos passageiros lesados o Grupo Itapemirim divulgou na tarde deste sábado, 18, uma nota em que diz estar trabalhando arduamente junto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para mitigar os efeitos da suspensão de suas operações. Com instruções a passageiros, a empresa se desculpa por transtornos e diz que trabalha para a retomada de suas operações. A Itapemirim informou que os passageiros com viagens programadas para os próximos dias devem entrar em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br ou pelo chat disponível no site da empresa. Imagine quem se encontra num aeroporto desde a última quinta feira, sem ter a quem se dirigir, uma vez que a empresa desativou as atividades de pessoal em todos os balcões. Parece ter sido um calote gigante e premeditado. Redação com R-7 / Fotos: Reprodução Redes Sociais |