30/03/2022

BOLSONARO ALERTA: ¨Não são dois ou três que vão decidir a eleição. Os votos serão contados¨ BOLSONARO ALERTA: ¨Não são dois ou três que vão decidir a eleição. Os votos serão contados¨





O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a lançar dúvidas sobre as eleições nesta quarta-feira (30/3), durante discurso em cerimônia de inauguração de uma estação de trem em Parnamirim (RN).

Sem citar nomes, o mandatário disse: “Pode ter certeza de que, por ocasião das eleições, os votos serão contados no Brasil. Não serão dois ou três que decidirão como serão contados esses votos”.

Desde o ano passado Bolsonaro entra em embates com três ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Luís Roberto Barroso (ex-presidente da Côrte), Edson Fachin (atual presidente) e Alexandre de Moraes (que irá presidir o tribunal no pleito de outubro).

O chefe do Executivo passou meses lançando dúvidas sobre o sistema eletrônico de votação. Em agosto, a Câmara dos Deputados impôs uma derrota ao presidente ao rejeitar a PEC do Voto Impresso.

Depois do episódio, Bolsonaro ainda voltou a disparar artilharia contra o TSE nos atos de 7 de Setembro. Dias depois, baixou o tom e adotou postura mais contida. Agora, às vésperas das eleições, o presidente volta a lançar críticas.

Na semana passada, o titular do Palácio do Planalto disse esperar que as eleições de 2022 ocorram sem “nenhuma surpresa” por parte do TSE.

Redação com Agências / Foto: Reprodução Tv Brasil