15/04/2022

Polícia Federal prende estrangeiros com quase meio milhão de reais em notas falsas Polícia Federal prende estrangeiros com quase meio milhão de reais em notas falsas




A Polícia Federal prendeu em flagrante dois estrangeiros com cerca de 500 mil reais em notas falsas, produtos químicos possivelmente utilizados na falsificação, além de 12.180kg de papel em branco para confecção de novas cédulas. A prisão ocorreu na cidade de São Luís (MA).

As investigações apontam que os estrangeiros teriam ido de São Paulo para São Luís, com o intuito de vender as cédulas e de arregimentar novos atores para participar do esquema criminoso.

Devido à alta quantidade de notas falsas e aos indícios da existência de uma estrutura organizada de falsificação, que podem ocasionar prejuízos irreparáveis não só aos cidadãos e empresas que recebem as notas falsas, mas também à credibilidade do Sistema Financeiro Nacional, a PF representou ao Juízo pela conversão das prisões em flagrante em preventivas. 

A ação contou com informações de inteligência da polícia, que acompanhou a movimentação dos homens pela cidade até prendê-los em flagrante.

Para o delegado da PF Natan Vasconcelos, o que chamou a atenção dos policiais “foi a apreensão de quantidade tão grande de dinheiro falso, o que não é comum”.

O volume indicaria que se trata de uma quadrilha articulada, com suporte de laboratórios que produzem em grande quantidade. Segundo Vasconcelos, devido à qualidade das notas falsas que são misturadas a cédulas verdadeiras, é fácil enganar uma pessoa comum.

Nos últimos 20 meses, a PF desbaratou 24 laboratórios de moedas falsas em atividade no Brasil. Oito deles faziam uma falsificação perto da perfeição, segundo os peritos envolvidos nas operações.

Os presos são da República de Camarões.

Redação com PF/Maranhão