11/06/2022 Um levantamento mostra que pelo menos quatro cestas de produtos do varejo tiveram queda em volume e unidades nos três primeiros meses de 2.022 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Além da inflação,o estudo aponta o ‘encolhimento’ das embalagens como motivo para isso. O fenômeno é conhecido como ‘reduflação’. A redução do tamanho da embalagem em si não é ilegal, mas uma portaria editada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em setembro do ano passado determinou uma série de normas para quando a mudança é feita. Os fabricantes precisam destacar o novo tamanho em caixa alta, cor contrastante, negrito e posição frontal. O aviso sobre a alteração precisa dizer quanto mudou e qual o novo tamanho. Este último precisa ficar estampado no rótulo por seis meses após a mudança. Nas categorias de hambúrguer, margarina e cereal matinal, o número de unidades no carrinho de compras sobe, mas o volume comprado cai. Essa diferença é mais expressiva com hambúrgueres, 5,6% mais consumidos no início deste ano, mas com 2,6% menos volume. Já as margarinas têm aumento de 3,5% no número de unidades consumidas, porém queda de 1% no volume. Pacotes de cereais matinais passam a ser 1,7% mais vendidos, mas caem 2,3% em volume. Os biscoitos foram um caso muito clássico onde isso aconteceu. Nós vimos as famílias optando, tendo que optar por embalagens menores para continuar consumindo. Em chocolates e em bebidas nós vimos essa movimentação também. Um outro caso que também passa pelo encolhimento de embalagens é o mercado de perecíveis, como os empanados”, diz uma autoridade no assunto. Na cesta de mercearia doce, especialmente embalagens menores, os biscoitos e o leite em pó foram os produtos mais afetados. A queda geral foi de 1,7% em volume, com destaque para o crescimento de embalagens individuais, de até 40g, enquanto desacelera o consumo dos pacotes de 100 a 200 gramas. Para se ter uma ideia, quando o plano real foi implantado em 1.994, o pacote de cream cracker que era vendido com meio quilo, teve o seu peso reduzido para 400 gramas. Agora, algumas marcas diminuíram ainda mais o peso, e o produto é vendido com 350 gramas, mas o preço aumentou. Redação com CNN-Brasil / Imagem: Reprodução Youtube |