24/09/2017

Agora vai ! Valéria Monteiro,(ex-Jornal Nacional), lança candidatura à Presidência do Brasil Agora vai ! Valéria Monteiro,(ex-Jornal Nacional), lança candidatura à Presidência do Brasil




Uma das consequências da atual crise política é a falta de confiança da população em partidos e políticos tradicionais. Uma pesquisa divulgada nesta semana pela CNT/MDA mostrou que a maioria dos eleitores quer votar em um nome novo para a Presidência da República em 2018. Nesta sexta-feira (22) surgiu mais um nome na tentativa de se enquadrar nessa categoria: a ex-apresentadora do Jornal Nacional e do Fantástico, Valéria Monteiro, lançou sua pré-candidatura.

Em entrevista ao portal Uol, Valéria disse que sua intenção é fazer uma campanha independente e que está conversando com alguns partidos, mas ainda é cedo para falar em “bandeiras”. Mas a apresentadora – e qualquer cidadão brasileiro – pode tentar se candidatar sem estar filiado a um partido político?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu, nas últimas eleições, que não. O advogado Rodrigo Mezzomo, que lançou uma candidatura independente à prefeitura do Rio em 2016, teve o registro negado em todas as instâncias, incluindo o TSE. Tem prevalecido até agora o entendimento de que a Constituição exige a filiação partidária para alguém ser elegível.

Redação com UOL