18/07/2022

TSE suspeita que haverá ataque hacker no dia da eleição TSE suspeita que haverá ataque hacker no dia da eleição





O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já trabalha com a previsão de ataque hacker no primeiro turno da eleição, marcado para o dia 2 de outubro. 

Técnicos do tribunal disseram a jornalistas que é dado como certo que ataques “fortes” virão com a proximidade do primeiro turno, quando 156,4 milhões de brasileiros são aguardados nas 496,5 mil seções eleitorais de todo o país.

O mais provável, segundo os cenários já traçados internamente, é que grupos interessados em tumultuar o processo eleitoral ataquem o site da Côrte. 

A prioridade máxima é impedir um ataque hacker. Tradicionalmente, as investidas se concentram em datas-chave do calendário eleitoral, como o registro de candidaturas (em agosto) e os dias de votação (em outubro).

O TSE atua em duas frentes para detectar ataques hackers às suas redes. De um lado, os próprios servidores do tribunal checam o tempo todo o funcionamento dos equipamentos. De outro, empresas de telecomunicação contratadas pelo TSE fazem varreduras nos sistemas para detectar intromissões indevidas e bloquear tráfegos suspeitos.

Na maioria dos casos, são as empresas de telecomunicação que barram o ataque hacker. Nos demais, é o próprio TSE quem bloqueia o tráfego estranho.

Redação com jornal O Globo / Imagem: Divulgação TSE