26/09/2017

Joias de Fernandinho Beira-Mar vão a leilão em Curitiba Joias de Fernandinho Beira-Mar vão a leilão em Curitiba




Um dos traficantes mais conhecidos do Brasil, Fernandinho Beira-Mar, terá joias suas de sua esposa leiloadas em Curitiba na próxima quinta-feira (28). Os objetos foram apreendidos durante a Operação Fênix, em novembro de 2007, e serão leiloados pelo Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e pelo Departamento Estadual de Políticas sobre Drogas, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp).

Segundo informações da Sesp, as joias estão avaliadas em R$ 48,6 mil. De acordo com o secretário de segurança pública do Paraná, Wagner Mesquita, a ideia é usar o dinheiro arrecadado com os pertences do traficante para aparelhar a polícia contra o tráfico de drogas. “Todos estes bens foram adquiridos com dinheiro obtido de forma ilícita e agora, através do leilão, os recursos estão retornando aos cofres públicos. O nosso Conselho de Política Anti-Drogas vai ingressar com projetos para transformar este dinheiro em equipamentos e programas para combater o tráfico de drogas”, afirmou o secretário.


A Operação Fênix terminou com a prisão de 11 pessoas, entre elas a mulher de Beira-Mar, Jaqueline Alcântara de Moraes, acusada de dar apoio logístico para a quadrilha e ser o braço-direito do marido. Na época, Beira Mar estava detido no Presídio Federal de segurança máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O processo contra o casal tramita na 2ª Vara Federal de Curitiba.

Atualmente Beira-Mar cumpre pena no Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, condenado a mais de 300 anos de prisão por tráfico de drogas, associação criminosa e homicídios. Interessados em ver o conteúdo dos lotes podem acessar o site da empresa na internet. Também será disponibilizado um horário para visitação, na terça e quarta-feiras (26 e 27), das 9h às 16h. O leilão ocorre na Rua Eduardo Pinto da Rocha, 4.545, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, às 10 horas.

Redação com A Gazeta