02/10/2017

Político enrolado está em descrédito: maioria dos eleitores quer candidato novo em 2018 Político enrolado está em descrédito: maioria dos eleitores quer candidato novo em 2018




A classe política está realmente em descrédito junto à população no Brasil. Levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que 59,4% dos brasileiros preferem votar em um candidato novo, mesmo que não seja conhecido em 2018. Apenas 34,4% dos eleitores disseram preferir um candidato com experiência política, entre as lideranças já conhecidas.

A mesma pesquisa mostra, ainda, que o eleitor deve ser exigente com quem tiver o nome envolvido em escândalos de corrupção. Pelo menos 73% dos brasileiros garantem que não votariam em um candidato mencionado na Lava Jato, mesmo que a Justiça ainda não tenha demonstrado que ele é culpado.

Outros 14% dos brasileiros disseram estar dispostos a votar em candidatos mencionados na operação, 11,3% disseram que talvez votariam nesses candidatos e 1,3% não soube responder ou preferiu não opinar.

Rejeição


A pesquisa também mostra um alto grau de rejeição aos “políticos profissionais”. O que tem maior ojeriza do eleitorado é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: 54% dos brasileiros disseram que não votariam no petista de jeito nenhum. Em seguida aparece o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 47,2% de rejeição, seguido pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), rejeitado por 45,9% dos brasileiros. O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 36,8% de rejeição dos eleitores brasileiros.

Redação com A Gazeta