03/10/2017

Supremo julga possibilidade de permitir candidaturas avulsas já em 2.018 Supremo julga possibilidade de permitir candidaturas avulsas já em 2.018




Muitos brasileiros alimentam um sonho: ser presidente da República. O desejo, que parece distante da realidade, pode ser possível a partir de 2018. O Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar, na quarta-feira, a permissão de candidaturas sem a que a pessoa esteja filiada a um partido.

Anônimos ou famosos veem na aprovação da candidatura avulsa a chance de chegar ao Palácio do Planalto e construir uma outra história para o país.


A antecipação da discussão pelo ministro relator, Luís Roberto Barroso, leva em conta o fato de que sábado, dia 7, um ano antes do pleito de 2018, se encerra o prazo para mudanças no sistema eleitoral.

Na semana passada, um juiz de Goiás proferiu decisão favorável aos candidatos independentes, aumentando a expectativa quanto à definição pela Suprema Corte. Na torcida para que o STF reconheça a possibilidade, o advogado Modesto Carvalhosa, 85 anos, espera a decisão para apresentar a candidatura.

A apresentação do nome foi motivada por colegas do meio jurídico, que pediram que o professor aposentado da Universidade de São Paulo entrasse na disputa.

Redação com CB