08/10/2017

Governador Ricardo Coutinho participa da Festa Estadual das Sementes da Paixão em Boqueirão Governador Ricardo Coutinho participa da Festa Estadual das Sementes da Paixão em Boqueirão




O governador Ricardo Coutinho participou, neste sábado (7), do encerramento da 7ª edição da Festa Estadual das Sementes da Paixão, na cidade de Boqueirão. O evento, realizado pela Articulação do Semiárido Paraibano (ASA-PB), acontece desde a última quinta-feira (5), e contou com palestras, oficinas, debates, feiras, caminhada e ato público em defesa das chamadas sementes da paixão, nome dado ao imenso patrimônio genético cultivado pelas famílias agricultoras paraibanas para a produção de alimentos e geração de renda. “Fortalecendo a resistência e celebrando a vida no Semiárido” foi o tema desta edição.

Na oportunidade, Ricardo Coutinho ressaltou a importância das sementes da paixão para o desenvolvimento da agricultura e enfatizou que elas precisam ser preservadas e valorizadas. “Este é o mundo da diversidade. Não se pode alterar a natureza, tentando padronizar desde sementes até produtos, porque esse é um processo que pode ser irreversível para a sustentabilidade da humanidade. É por isso que essa resistência da agricultura familiar, através das sementes da paixão, é fundamental para preservar a saúde do ser humano e para a biodiversidade”, observou o governador.

Ele ainda comentou sobre a inauguração do Banco Mãe de Sementes, no Sítio Quicé, entre Lagoa Seca e São Sebastião de Lagoa de Roça, que está favorecendo o trabalho de agricultores de 14 municípios do Polo da Borborema. “Há poucos dias entregamos o Banco Mãe que está armazenando a produção dos agricultores daquele polo e ajudando a preservar esse patrimônio que são as sementes da paixão”, disse o governador.

Redação com SECOM/PB