13/11/2017

Paraíba terá mais escolas de tempo integral Paraíba terá mais escolas de tempo integral




O governador Ricardo Coutinho lança, nesta segunda-feira (13), as matrículas da Rede Estadual de Ensino para 2018 e anuncia a expansão das Escolas Cidadãs Integrais. A solenidade será realizada na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 10h.

Além do governador Ricardo Coutinho, participarão da solenidade o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade de Barros, a secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, e o secretário executivo de Administração de Suprimentos e Logística da Educação, Arthur Viana Teixeira.

Matrículas – Os estudantes veteranos da Rede Estadual, em todas as etapas e modalidades de ensino, podem renovar a matrícula até o dia 30 deste  mês. De 1º a 21 de dezembro serão abertas as inscrições para os estudantes novatos.

A efetivação das matrículas, com possíveis ajustes, está agendada para o período de 22 a 29 de dezembro. Nos dias 1, 2, 5 e 6 de fevereiro acontecerá planejamento do ano letivo. As aulas do ano letivo de 2018 começam no dia 7 de fevereiro. A rede estadual tem capacidade para 500 mil vagas. O Governo do Estado garante vagas para todos os estudantes que procurarem a Rede Estadual de Ensino.

Para efetivar a matrícula, os alunos veteranos devem procurar a escola para que seus dados sejam validados no Sistema de Gestão de Informação e Serviços (Saber), que realiza a gestão das informações da Rede Estadual de Ensino por meio de ferramentas capazes de monitorar a informação e gerar o conhecimento necessário para subsidiar tomadas de decisão, aumentando a qualidade dos serviços prestados e otimizando a aplicação dos recursos públicos.

Já os alunos novatos devem procurar a escola para preencher a ficha de inscrição, que deverá ser assinada pelo responsável, caso o aluno tenha menos de 18 anos, ou por ele mesmo, se tiver mais de 18 anos. Além da ficha, os novatos devem levar cópias da certidão de nascimento, RG e CPF, duas fotos 3×4, comprovante de residência e histórico escolar emitido pela escola de origem.

Redação com SECOM/PB