14/11/2017

Outra operação da PF hoje. Ex-governador do Mato Grosso do Sul e o filho são presos Outra operação da PF hoje. Ex-governador do Mato Grosso do Sul e o filho são presos




A quinta fase da Operação Lama Asfáltica da Polícia Federal, denominada Papiros de Lama, tem como alvo principal o ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB). A Justiça Federal expediu mandado de prisão preventiva contra ele, cumprindo na manhã desta terça-feira (14). Também é alvo de mandado de prisão André Puccinelli Junior. Ambos foram abordados em suas casas por volta das 6h, e foram levados para a Superintendência de Polícia Federal, em Campo Grande. 

Desta vez, o objetivo da PF é combater esquema de desvio de recursos públicos por meio do direcionamento de licitações, superfaturamento de obras públicas, aquisição fictícia ou ilícita de produtos, financiamento de atividades privadas sem relação com atividade-fim de empresas estatais, concessão de créditos tributários para recebimento de propina e também corrupção de agentes públicos. O prejuízo causado ao erário pela organização criminosa é de aproximadamente R$ 235 milhões. Parte das provas que possibilitam esta operação foram levantadas por meios de acordo de delação premiada. 

Conforme a Polícia Federal, estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária, seis de condução coercitiva e 24 mandados de busca e apreensão. Além de Campo Grande, os alvos estão localizados nas cidades de Nioaque (MS), Aquidauana (MS) e São Paulo (SP). 

A aquisição de pelo menos R$ 325 mil em obras jurídicas de Puccinelli Júnior por concessionária de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário inspirou os policiais federais a denominarem esta fase da operação de "Papiros de Lama". 

Redação com Imprensa do MS