22/11/2017

Banco Mundial dia que o Brasil gasta muito e mal Banco Mundial dia que o Brasil gasta muito e mal




O Banco Mundial entregou ontem aos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, um relatório com diagnóstico detalhado sobre os gastos públicos no Brasil analisando oito áreas. O levantamento, intitulado “Um ajuste justo - propostas para aumentar eficiência e equidade do gasto público no Brasil”, conclui que no Brasil, os governos federal, estaduais e municipais gastam mais do que podem, e de forma ineficiente, já que os objetivos não são alcançados. Em muitos casos, os resultados são injustos, com os ricos se beneficiando mais que os pobres.

Em resumo, o Banco Mundial conclui que o governo federal poderia economizar cerca de 7% do PIB com ações que aumentassem a eficácia dos gastos públicos, reduzisse os privilégios, focando o atendimento dos serviços nos segmentos mais pobres da população.

Na educação, o relatório aponta que as despesas com o ensino médio e fundamental têm elevado grau de ineficiência. O governo gasta 0,7% do PIB com as universidades federais, que apresenta também dados injustos: 65% dos alunos estão entre os 40% mais ricos. O estudo sugere a adoção de um sistema semelhante ao Fies nas universidades públicas, com o fim da gratuidade e criando-se bolsas para quem não pode pagar.

Não demora e o famoso FMI voltará a dar as cartas por aqui.

Redação com Agências