20/03/2024

VISITANDO ISRAEL - Governadores de S. Paulo e Goiás são recebidos por Benjamin Netanyahu VISITANDO ISRAEL - Governadores de S. Paulo e Goiás são recebidos por Benjamin Netanyahu




Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo e Ronaldo Caiado, chefe do executivo de Goiás, se encontraram com o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu e com o presidente Isaac Herzog durante visita a Jerusalém nesta terça-feira (19).

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Caiado pede desculpas pelas falas do presidente Lula: “Peço desculpas em nome do meu povo, de nós brasileiros, pelas declarações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ao desconhecer totalmente a história fez uma comparação, a mais desastrosa possível agredindo o povo judeu”.

Caiado se referiu às falas  do presidente brasileiro, um dia após se reunir com o primeiro-ministro da Autoridade Palestina. O presidente Lula da Silva (PT) comparou os ataques de Israel na Faixa de Gaza ao massacre promovido por Hitler contra judeus no século XX.

Tarcísio de Freitas, por sua vez, adotou um tom mais moderado e não citou expressamente o nome de Lula. O governador paulista disse que tratou com o presidente de Israel de “possibilidades de cooperação na agricultura, na inovação, na tecnologia para a segurança pública”.

Em seu perfil no Instagram, Tarcísio agradeceu pelo apoio da comunidade judaica de São Paulo e manifestou solidariedade ao povo israelense pelos ataques perpetrados pelo grupo terrorista Hamas, em 7 de outubro do ano passado.


O convite foi feito pelo governo israelense, estendido também ao ex-presidente Jair Bolsonaro — que não pôde ir por ter tido o passaporte apreendido pela Polícia Federal por ordem do ministro Alexandre de Moraes. 

Redação com agências / Imagens: Reprodução redes sociais dos governadores e das assessorias