08/12/2017

Ivonete Ludgério participa de debate sobre a mulher na política Ivonete Ludgério participa de debate sobre a mulher na política




A vereadora Ivonete Ludgério (PSD), presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, participou do Fórum de Educação Legislativa (Felegis), promovido pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba. Juntamente com as deputadas estaduais Camila Toscano (PSDB) e Estela Bezerra (PSB), ela debateu sobre a representação e participação da mulher na política.

 

O debate foi mediado pela jornalista Claudia Carvalho. Casada com o deputado estadual Manoel Ludgério, Ivonete fez um panorama sobre o seu início na vida política, lembrando o histórico familiar a partir da sua mãe, Severina de Almeida Andrade, que foi vereadora nos municípios de Boqueirão e em Barra de Santana, no Cariri paraibano.

 

Para a vereadora a participação ativa da mulher na política ainda é tímida, sendo isto o resultado de um processo histórico que ainda privilegia o homem, aliado à falta de incentivo. “Trata-se de uma questão cultural. O machismo ainda é predominante e as mulheres ainda enfrentam aquele sistema de cotas de 30%. O mais preocupante é que na maioria das vezes os partidos não incentivam para que elas participem efetivamente”, destacou.

 

O preconceito enfrentado pelo público feminino no meio político também foi um assunto presente no debate, com as participantes expondo suas experiências e contando casos recentes enfrentados na vida pública.

 

A vereadora elogiou a iniciativa e parabenizou a realização por parte da Escola do Legislativo da ALPB. “Iniciativas como essas são de extrema importância: primeiro no sentido de fomentar o debate, segundo como forma de promover o interesse do público feminino para a participação ativa na política, concorrendo a cargos eletivos”, disse Ivonete.

 

Redação com Assessoria de Comunicação

Presidência Câmara Municipal de Campina Grande