20/12/2017

Condenado por lavagem, Paulo Maluf pode ser preso a qualquer momento Condenado por lavagem, Paulo Maluf pode ser preso a qualquer momento




Acusado de usar contas no exterior para lavar dinheiro desviado da Prefeitura de São Paulo, o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) pode ser preso a qualquer momento pela Polícia Federal. Isso porque o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou recurso da defesa ao processo que corre contra o parlamentar desde 2004. Como o magistrado tomou a decisão de forma monocrática, a ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, pode decidir levar o caso ao plenário.

Na decisão, Fachin determina “o imediato cumprimento da pena” de sete anos e 10 meses de prisão, em regime fechado, por lavagem de dinheiro. A notificação sobre a decisão do magistrado chegou no começo da noite de ontem à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP). Mesmo com o Judiciário em recesso, um mandado de prisão pode ser expedido pelo juiz de plantão, ou pelo próprio ministro.

Ao analisar o caso, Fachin afirmou que os recursos apresentados pela defesa têm como objetivo apenas atrasar o andamento do processo. “A manifesta inadmissibilidade dos embargos infringentes ora opostos, na esteira da jurisprudência desta Suprema Corte, revela seu caráter meramente protelatório, razão por que não impede o imediato cumprimento da decisão condenatória”, escreveu.

Redação com CB