21/12/2017

Aluna de Biologia da UEPB é convidada para estagiar em Instituto de Pesquisas Médicas na Austrália Aluna de Biologia da UEPB é convidada para estagiar em Instituto de Pesquisas Médicas na Austrália




Fazer um intercâmbio no exterior é o sonho de muitos jovens universitários. Já a possibilidade de fazer um estágio em sua área de estudo, com todas as despesas pagas e ainda por cima em um renomado instituto de pesquisas médicas da Austrália é uma conquista para os que realmente sabem o que querem e perseguem com afinco seus objetivos. Isto é o que está para acontecer com Isabela Almeida, aluna do 6o período do Bacharelado em Ciência Biológicas, Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande.

Em setembro passado, participando de um congresso brasileiro de genética, em Águas de Lindoia (SP), ela teve a oportunidade de conhecer Guy Barry, respeitado pesquisador do QIMR Berghofer Institute, em Brisbane, na Austrália. Durante a conversa, ela não teve dúvidas em falar sobre sua pesquisa, intitulada “Projeto de prospecção de genes com interesse biotecnológico a partir da compostagem de arroz vermelho com mamona”, realizada sob a orientação do professor do Departamento de Biologia, Carlos Meneses.

O estudo chamou a atenção de Guy Barry e resultou no convite para o estágio com duração de sete meses no Instituto, que foi prontamente aceito. A partir de janeiro de 2018, Isabela terá a oportunidade de trabalhar com Bioinformática, utilizando seus conhecimentos adquiridos na pesquisa metagenômica da UEPB e acrescentando as informações das pesquisas médicas desenvolvidas no laboratório de neurogenômica no QIMR Berghofer Institute.

“Esta é uma oportunidade única, que expande nossos horizontes, e será muito interessante ver como é que eles fazem pesquisa lá. Também quero trazer o conhecimento deles para cá, pois isso só faz engrandecer nosso trabalho”, disse Isabela. Nesta quarta-feira (20) Isabela, seu orientador e os representantes da Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) estiveram no Gabinete do reitor Rangel Junior para comunicar a parceria formada com o instituto australiano.

O intercâmbio será realizado com total apoio da UEPB, através da CoRI. Segundo Cezilene Morais, coordenadora de Relações Internacionais da Instituição, é uma honra para a UEPB ter mais um aluno se destacando na mobilidade internacional.

Redação com ASCOM / UEPB