22/12/2017

Brasil tem quase 12 milhões de pessoas com mais de 15 anos,analfabetas Brasil tem quase 12 milhões de pessoas com mais de 15 anos,analfabetas




O Brasil tem 11,8 milhões de analfabetos com 15 anos de idade ou mais — o que representa 7,2% das pessoas nesta faixa etária. O percentual, no entanto, aumenta à medida que a idade avança, até atingir 20,4% da população com mais de 60 anos. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) 2016, divulgada, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A quantidade de analfabetos no país supera a população de Cuba (11,2 milhões) e da Bélgica (11,3 milhões), por exemplo.



“O problema do analfabetismo vem declinando lentamente. A queda é de 1,5% ao ano. A política educacional já não está colocando o analfabetismo como prioridade. Investe em ensino básico, fundamental e médio, mas deixa de lado a alfabetização”, avalia o doutor em educação Célio da Cunha, da Universidade de Brasília (UnB).

A erradicação do analfabetismo é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), lei sancionada em 2014. O documento previa uma redução da taxa para 6,5%, em 2015, índice que não foi alcançado, de acordo com a pesquisa. Para Cunha, a erradicação é possível, mas as políticas educacionais precisam priorizá-la. “Não é prioridade, embora conste no PNE como uma das metas. Se não houver mudança, com o declínio que é de 1,5% ao ano, o índice vai reduzir até zerar, mas de uma maneira muito lenta”, comenta. 

Redação com CB