19/09/2024

DEOLANE CONTINUA NA CADEIA - STJ nega novo pedido de liberdade da advogada presa no interior de Pernambuco DEOLANE CONTINUA NA CADEIA - STJ nega novo pedido de liberdade da advogada presa no interior de Pernambuco




O Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, nesta quarta-feira (18), o mais recente pedido de habeas corpus apresentado pela defesa da advogada e influenciadora Deolane Bezerra. Ela segue presa na Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste de Pernambuco.

A defesa questionava a legalidade da proibição que impedia Deolane de se manifestar em redes sociais ou de falar com a imprensa, mas o STJ não acolheu os argumentos apresentados. O documento foi impetrado na terça-feira (17) pela equipe de advogados da influenciadora.

Desta vez, o documento sequer foi avaliado. A negativa foi novamente baseada na Súmula 691 do Supremo Tribunal Federal (STF), que impede o STJ de julgar habeas corpus quando o mérito não foi previamente analisado por instância inferior, que, neste caso, é o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). 

Dessa forma, o STJ não pode, ainda, julgar o recurso. O mesmo argumento foi dado no pedido anterior de habeas corpus oferecido ao STJ pela equipe jurídica de Deolane, na sexta-feira (13).

Derrotas na justiça

O último recurso da equipe de Deolane foi impetrado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que rejeitou, liminarmente, o pedido de habeas corpus em favor de Deolane Bezerra, na sexta-feira (13).

A decisão foi decretada pelo desembargador convocado Otávio de Almeida Toledo, relator do caso que tramita sob segredo de justiça. Com o indeferimento, o processo não teve prosseguimento na Côrte Superior.

Na quarta-feira (11), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) já havia rejeitado outro pedido de habeas corpus apresentado pela defesa da advogada Deolane Bezerra. A decisão foi assinada pelo desembargador Eduardo Guilliod Maranhão.

No documento, o desembargador lamentou a falta de preocupação da influenciadora com a criança. “Lastimo que a paciente não tenha tido para com a sua filha a mesma prioridade, atenção e cuidado que a Justiça brasileira teve”, escreveu, defendendo a decisão judicial de manter Deolane em prisão preventiva.

Prisão domiciliar

Cinco dias após a prisão da advogada e influenciadora Deolane Bezerra, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) concedeu prisão domiciliar à empresária na segunda-feira (9). A equipe de advogados de Deolane havia entrado com o pedido de habeas corpus na quinta-feira (5).

No entanto, logo na saída da unidade prisional, Deolane descumpriu medidas cautelares impostas pela Justiça ao falar com a imprensa e com fãs ainda em frente à Colônia Penal Feminina do Recife. Ela também fez uma publicação em tom de crítica nas redes sociais.

Vai ficar na jaula até "amansar", escreveu um internauta.

Redação com CNN-Brasil  /  Imagem: Reprodução divulgação redes sociais