26/12/2017

Previdência, eleição e Maluf agitam a última semana do ano Previdência, eleição e Maluf agitam a última semana do ano




Passado o descanso de Natal, o presidente Michel Temer mergulha novamente nas negociações da reforma da Previdência, cuja votação pela Câmara foi adiada para 19 de fevereiro. Hoje, ele vai se reunir com ministros, parlamentares e demais aliados para resolver as pendências de 2017 e traçar objetivos para direcionar 2018. Até sexta-feira, Brasília terá trabalho intenso. Entre os principais arranjos previstos estão a reorganização da base e a pré-avaliação do quadro eleitoral, baseada, principalmente, nas boas notícias envolvendo a economia. O último dia útil do ano, aliás, sempre foi decisivo nas finanças públicas: é a data-limite para os ministérios fecharem as contas.

Segundo o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, que estará na capital e tem encontro marcado com o presidente.  “As conversas sobre a eleição acontecem inevitavelmente, mas, agora, a prioridade é a Previdência”. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, apareceu na semana passada na propaganda de tevê de seu partido, o  PSD, dando indícios de que a ideia de ser candidato ao Planalto é para valer.  Mas, para analistas da cena politica nacional, se a evolução da economia conseguir criar um nome capaz de disputar a Presidência em 2018, ele será Michel Temer.

Hoje
Previdência - Chegada do presidente da República, Michel Temer, a Brasília. Após dias de descanso em São Paulo com amigos e família, Temer desembarca na capital e deve se reunir com seus principais aliados. O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, tem horário marcado para 15h, a fim de começar as negociações sobre a reforma da Previdência, cuja discussão na Câmara dos Deputados está prevista para 19 de fevereiro.

 Quarta-feira (27)
Paulo Maluf - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidirá se a Casa recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que os parlamentares votem a perda de mandato do deputado Paulo Maluf (PP-SP). Em maio, o parlamentar foi condenado a sete anos, nove meses e 10 dias de prisão em regime fechado por crimes de lavagem de dinheiro. Ele se entregou à Polícia Federal na última quarta, 20 de dezembro.

 Quinta-feira (28)

Finanças públicas - O Banco Central divulga relatório sobre as finanças públicas de novembro. As informações detalham a real situação das contas do governo federal, de estados e municípios. Além disso, apontam o tamanho da dívida pública do país.

 Sexta-feira (29)
Desemprego - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os dados de desemprego da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2017.

Empenhos - 
Por tratar-se do último dia útil do ano, é o prazo-limite para que os ministérios e demais órgãos da estrutura pública, como os tribunais e o Congresso Nacional, fechem as contas. Até a semana passada, apenas 84,9% dos empenhos haviam sido pagos pelo governo federal.

Redação com CB