25/10/2024

O ADEUS DE MAGUILA - Campeão mundial de boxe, José Adilson Rodrigues morre aos 66 anos O ADEUS DE MAGUILA - Campeão mundial de boxe, José Adilson Rodrigues morre aos 66 anos




O boxe brasileiro está de luto. José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira (24) aos 66 anos de idade. O falecimento do ex-pugilista, que estava internado em uma clínica de repouso na cidade de Itu, no interior de São Paulo, foi confirmado pela esposa dele, Irani Pinheiro, em entrevista à TV Record.

“Ele estava há 28 dias internado. Procuramos não falar com a imprensa, pois procurei cuidar da minha família. É o momento de cada um. O Maguila estava há 18 anos com encefalopatia traumática crônica. Há 30 dias foi descoberto um nódulo no pulmão. Ele sentiu muitas dores no abdômen, tiraram dois litros de água do pulmão. Não conseguimos fazer a biópsia”, afirmou Irani na entrevista.

O ex-pugilista tinha o diagnóstico de encefalopatia traumática crônica (ETC), doença que é conhecida como “demência do pugilista” e que tem como causa a repetição de lesões na cabeça.

O perfil oficial de Maguila em uma rede social também confirmou o falecimento do ex-lutador: “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Adilson Maguila, uma figura emblemática e muito querida dentro e fora do ringue. Deixa um legado inestimável no esporte e na vida de muitos brasileiros. Maguila permanecerá vivo em nossas memórias e corações”.

Maguila não chegou à disputa de um dos principais cinturões mundiais -embora tenha conquistado o irrelevante título da Federação Mundial de Boxe-, mas, quando se fala de carisma, teve poucos rivais entre atletas brasileiros, o que também o ajudou a conquistar uma legião de fãs.

Ao longo de 17 anos de carreira profissional e 85 lutas, ele obteve 77 vitórias, sendo 66 por nocaute. Maguila subiu aos ringues contra nomes históricos do boxe mundial, como George Foreman e Evander Holyfield.

Redação com Agência Brasil