29/11/2024

APARECEU E TEVE PRISÃO DECRETADA - Alexandre de Moraes manda prender radialista, que quebra tornozeleira e xinga o ministro nas redes sociais APARECEU E TEVE PRISÃO DECRETADA - Alexandre de Moraes manda prender radialista, que quebra tornozeleira e xinga o ministro nas redes sociais




O ministro  Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decretou a prisão preventiva do radialista Roque Saldanha, que ganhou holofotes nas redes sociais após tirar a tornozeleira eletrônica que usava e gravar um vídeo xingando o ministro: “O senhor (Moraes) pega essa tornozeleira, abre seu c* e enfia dentro”.

A prisão de Saldanha está ligada ao descumprimento de medidas cautelares alternativas à prisão impostas ao radialista por suposta incitação aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2.023, em especial o uso da tornozeleira eletrônica — justamente o aparelho que ele rompeu e usou para atacar Moraes em vídeo.

O mandado de prisão de Saldanha foi expedido na segunda-feira (25), e a ordem de prisão assinada no último dia 19, antes da divulgação do vídeo. O mandado ainda consta como pendente de cumprimento. Para Moraes, o radialista está “deliberadamente desrespeitando” as medidas cautelares impostas pelo STF, “revelando seu completo desprezo pela Côrte e pelo Poder Judiciário”.

A nova ordem de prisão de Saldanha — que foi preso na Operação Lesa Pátria em 2.023 — registra que o radialista violou a ordem de monitoramento eletrônico mais de 50 vezes somente esse ano e foi alertado, de antemão, que sua prisão preventiva poderia ser decretada caso os descumprimentos continuassem.

Vídeo de Saldanha

Na gravação que circula nas redes sociais, feita na terça-feira (26), Saldanha se diz da extrema-direita e da bancada da bala, e alega que tirou a tornozeleira eletrônica porque sua perna estava “fervendo”, “cozinhando” e ele não estava aguentando.

“E o senhor com essa palhaçada de mandar mandado de prisão para mim, rapaz. Tu deveria criar vergonha na cara e aprender a virar homem. Eu não vivo sem trabalhar, sem comer não, tenho compromissos."

Saldanha agrava o ataque, diz que Moraes teria “vendido sentença para políticos durante o tempo do coronavírus” e chama o ministro de “vagabundo, safado, pilantra”. Diz que não estava em Brasília no 8 de janeiro. “Estado de direito da caçapa do seu c*. O senhor pega essa tornozeleira abre seu c* e enfia dentro rapaz”, diz.

Redação com R-7 / Fotomontagem: Reprodução redes sociais