31/12/2017

Nonato Bandeira avalia pesquisa e diz que Luciano Cartaxo cai em João Pessoa e perde no Interior Nonato Bandeira avalia pesquisa e diz que Luciano Cartaxo cai em João Pessoa e perde no Interior




O chefe de Gabinete do Governo do estado e presidente do PPS/PB, Nonato Bandeira, fez uma avaliação sobre a pesquisa divulgada pelo Instituto 6Sigma, na última quinta-feira (28), em que aponta o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), como o favorito para o governo do estado nas eleições de 2018.

Segundo Nonato, Cartaxo só tem liderança na cidade que administra, onde a pesquisa foi feita, mesmo assim registra queda de 60% para 41%, além do mais nas outras regiões ele perde.

Eis as declarações de Nonato:

Em 2004, Recife fez uma grande festa para comemorar os 350 anos da expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro. O embaixador da terra de Mauricio de Nassau, que tanto marcou a história pernambucana, foi o convidado de honra da solenidade.

Em meio aos discursos das autoridades presentes, o embaixador holandês teria cochichado no ouvido do prefeito recifense:
- Vem cá, depois que vocês expulsaram os holandeses aqui do Recife, e do restante do nordeste brasileiro, eles foram pra onde mesmo?

- Ah, eles foram pra América do Norte e fundaram Nova Iorque.
- E vocês estão comemorando o quê mesmo? - indagou o perplexo embaixador.

Recordei de imediato desse suposto diálogo ao me espantar, neste final de ano, com os partidários do prefeito Luciano Cartaxo comemorando os números de uma certa pesquisa em que ele aparece com 40% das intenções de voto. Realizada apenas em João Pessoa. Embora o pleito que ele poderá disputar seja estadual. Lembrando apenas que há pouco mais de um ano, o mesmo Cartaxo foi reeleito logo no primeiro turno para o cargo de prefeito com 60% dos votos.

Um ano depois, com toda a mídia e a exposição diária de seu nome como virtual candidato ao Governo, Cartaxo tem, na cidade em que administra, menos 20 pontos do que tinha quando foi reeleito. E tal qual as autoridades recifenses, seus partidários comemoram.

Se em Campina e a Borborema ele tem dificuldades e precisa ser amparado, no interior a coisa é muito pior. Nas diversas regiões do Estado, Cartaxo perde em praticamente todas as cidades para João Azevedo e José Maranhão. Assim vem ocorrendo no Vale do Mamanguape, Vale do Paraíba, Curimataú, no Brejo, Seridó, Agreste, Cariri, Médio Piranhas, Alto Sertão e região de Princesa Isabel.

Diante deste quadro restou ao prefeito comemorar pesquisa na cidade em que ele mesmo governa para mostrar, aos aliados, que é competitivo. Esqueceu, apenas, de que a sua Nova Iorque ocorreu no passado e não no futuro. Precisamente, em outubro de 2016.

Redação com WSCOM