31/12/2017

Fogos de fim de ano já fazem vítimas na Alemanha Fogos de fim de ano já fazem vítimas na Alemanha




Os fogos de fim de ano já fazem as primeiras vítimas na Alemanha, mesmo antes do réveillon, apesar de as leis do país proibirem a queima de fogos fora dos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro. As autoridades do país apelam para que as pessoas tenham cuidado ao manusear os artefatos. "Fogos de artifício não devem ser dados em mãos de crianças e, por lei, só podem ser detonados na véspera de Ano Novo e no primeiro dia do ano", alertou neste sábado (30) a polícia de Dortmund, no oeste da Alemanha.

Naquela cidade, um garoto de sete anos foi hospitalizado na sexta-feira com graves ferimentos nas mãos e no rosto, causados pela explosão de uma bombinha, detonada quando estava na mão do menino. Duas outras crianças, de sete e dez anos, ficaram levemente feridas no incidente. Em um parquinho em Berlim, um menino de 13 anos perdeu um olho na explosão de um morteiro. Outro menino, de dez anos, sofreu ferimentos na cabeça. Ambos foram hospitalizados.

Brincadeira perigosa

Mas não só acidentes têm causado feridos. Na Alemanha, não é incomum, que nos dias em torno do Ano Novo, jovens promovam "batalhas" de fogos nas ruas e pessoas sejam atingidas por bombinhas ou rojões arremessados intencionalmente em pedestres. Em Leipzig, uma adolescente de 14 anos perdeu a audição de um dos ouvidos, quando quase foi atingida na cabeça por uma bomba, jogada de um grupo que brincava com fogos na calçada. O incidente aconteceu na noite de quinta-feira - dia em que a venda de fogos foi liberada na Alemanha para este réveillon. Um rapaz de 18 anos foi detido pela polícia, acusado de envolvimento na agressão.

Redação com Agências