01/02/2025

ELEIÇÕES NO CONGRESSO - Senado e Câmara devem ter inversão de postura com novos presidentes ELEIÇÕES NO CONGRESSO - Senado e Câmara devem ter inversão de postura com novos presidentes





As principais lideranças partidárias já fecharam os acordos necessários para definir a sucessão do deputado Arthur Lira (PP-AL) e do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Os parlamentares consagram a decisão neste sábado (1º).

Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, é o favorito para assumir a Câmara. Também se candidataram o pastor Henrique Vieira, do Psol do Rio de Janeiro; e Marcel Van Hattem, do Novo do Rio Grande do Sul.

Já no Senado, Davi Alcolumbre, do União Brasil do Amapá,  é quem deve sentar na cadeira ocupada, até aqui, por Rodrigo Pacheco. Ele reúne apoio de 10 partidos – uma bancada que soma 76 dos 81 senadores. 

Apesar do favoritismo de Alcolumbre, seguem na disputa Marcos do Val e Soraya Thronicke, ambos do Podemos; além de Eduardo Girão, do Novo; e o astronauta Marcos Pontes, do PL.

Oficialmente, o Palácio do Planalto afirmou que não vai se meter na disputa. Nos bastidores, entretanto, o governo tem tentado criar pontes para garantir uma relação próxima tanto com Davi Alcolumbre quanto com Hugo Motta.

DESPEDIDAS

Dois festejos em Brasília aconteceram na noite desta sexta-feira (31), véspera das eleições no Congresso Nacional, marcam o fim das presidências de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara dos Deputados e de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Senado Federal. 

O encontro da Câmara começou às 19h, e partiu de Lira o desejo de marcar uma cerimônia com os deputados. O convite foi restrito aos parlamentares, e a festa ocorreu na residência oficial da Câmara dos Deputados, em uma região nobre de Brasília. 

A confraternização entre os senadores aconteceu também à noite, e contou com a presença de Pacheco. Foi um churrasco — um "costelão" — oferecido pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA), e o foco foi o apoio à candidatura de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), favorito para ocupar a cadeira deixada por Pacheco. Weverton é um dos principais articuladores da candidatura de Alcolumbre. 

MINISTROS DE LULA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou nesta sexta-feira (31) dez ministros que possuem mandatos de congressistas. A informação foi publicada no Diário oficial da União.

A exoneração é temporária e se deu para que os ministros voltem aos seus cargos no Congresso e possam votar nas eleições para a nova gestão das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que acontecem neste sábado (1). Eles devem retornar aos ministérios já na segunda-feira (3).

Redação com CNN-Brasil e Agências / Imagem: Reprodução Agência Senado