02/02/2025

SENADO BRASILEIRO - Com senadores do PL e PT como vices, casa elege nova Mesa Diretora SENADO BRASILEIRO - Com senadores do PL e PT como vices, casa elege nova Mesa Diretora




O Senado elegeu, neste sábado (1°), os integrantes da Mesa Diretora da Casa por aclamação acordada por ser chapa única.

O PT, partido governista, e o PL, de oposição, terão senadores na vice-presidência. A divisão dos cargos foi acordada pelas siglas que apoiaram Davi Alcolumbre (União-AP), presidente eleito para os próximos dois anos.

Na véspera da votação, o PP teve uma divergência interna. A bancada indicou Laércio Oliveira (PP-SE), mas o senador Dr. Hiran (PP-RR) também oficializou seu nome na disputa. Até o início da sessão, os dois senadores ainda estavam concorrendo ao cargo.

Foram eleitos:

*1º vice-presidente: Eduardo Gomes (PL-TO)

*2º vice-presidente: Humberto Costa (PT-PE)

*1ª secretaria: Daniella Ribeiro (PSD-PB)

*2ª secretaria: Confúcio Moura (MDB-RO)

*3ª secretaria: Ana Paula Lobato (PDT-MA)

*4ª secretaria: Laércio Oliveira (PP-SE)

Os suplentes serão:

*Chico Rodrigues (PSB-RR)

*Mecias de Jesus (Republicanos-RR)

*Styvenson Valentim (PSDB-RN)

*Soraya Thronicke (Podemos-MS)

Como funcionam os cargos

Para que houvesse a eleição, eram necessários 41 votos (quórum de maioria absoluta).

Antes da votação, os parlamentares elegeram Alcolumbre com 73 votos. Os senadores escolhidos serão responsáveis por conduzir os trabalhos até o fim de 2.026.

Na última eleição da Mesa, o PL não teve cargos e foi derrotado na disputa da presidência da Casa. Neste ano, o partido embarcou na campanha de Alcolumbre em prol de uma cadeira na Mesa.

O senador Eduardo Gomes será o 1° vice-presidente, responsável por representar a Casa na ausência de Alcolumbre.

Os cargos na Mesa devem considerar a proporção das representações partidárias ou dos blocos parlamentares. Na prática, acordos políticos envolvendo a disputa da presidência da Casa determinam a divisão dos cargos.

DANIELLA RIBEIRO

Com a eleição da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), o Senado terá pela primeira vez uma mulher no comando da 1ª secretaria. Em 2.023, a Mesa eleita foi alvo de críticas por não ter representatividade feminina.

A secretaria que estará sob o comando de Daniella é responsável pela listagem dos resultados de votações, leitura de correspondências oficiais e documentos sobre as sessões e supervisão das atividades administrativas da Casa.

Redação com CNN-Brasil  /  Imagem: Reprodução Agência Senado