05/03/2025

MOTOR DIESEL & ETANOL - Bosch lança motor flex que promete revolucionar o mercado MOTOR DIESEL & ETANOL - Bosch lança motor flex que promete revolucionar o mercado




Com investimento forte em projetos mais sustentáveis, a multinacional Bosch anunciou recentemente um novo motor flex capaz de rodar com diesel e etanol. A ideia por trás dessa tecnologia é reduzir o consumo de diesel e as emissões de poluentes - destacando o Brasil como líder em soluções sustentáveis. 

Os motores já estão sendo testados, mas seu uso nas estradas pode demorar. Inicialmente, a intenção da empresa é utilizá-lo principalmente no campo: máquinas de trabalho, colheitadeiras, tratores, locomotivas e veículos da mineração. 

A empresa alemã irá apostar primeiro em retrofits, ou seja, substituir motores em operações por novos com a tecnologia flex. Esse segmento é um dos maiores consumidores de diesel no Brasil, o que justifica a escolha inicial para a implementação da nova tecnologia.

Além da redução de emissões, o uso do etanol em motores a diesel pode impulsionar ainda mais o agronegócio brasileiro, que desempenha um papel fundamental na economia nacional. O etanol é mais sustentável por ser fonte renovável e porque a cana de açúcar absorve muito bem o gás carbônico. 

Apesar de ser flex, seu funcionamento é diferente dos motores que conhecemos - que permitem qualquer proporção de gasolina e etanol. O novo motor trabalha exclusivamente com 50% de diesel e 50% etanol. O diesel é injetado no começo da operação e o etanol vai sendo inserido conforme o trabalho do motor aumenta, chegando à mistura de 50/50. 

A história dos motores flex no Brasil está diretamente ligada à Bosch: sua equipe de engenharia desenvolveu o primeiro sistema flexível, de injeção eletrônica de combustível, do mundo. E isso fez história, permitindo que os carros fossem abastecidos com gasolina, etanol ou uma mistura de ambos. A tecnologia foi lançada em 2.003. 

De acordo com Christian Wahnfried, especialista em combustíveis, emissões e requisitos da Bosch, o Brasil é potencialmente rico em combustíveis líquidos como etanol, biodiesel e diesel verde. "A matriz energética brasileira é a mais verde do planeta. Pensando em todos esses potenciais, desenvolvemos muitas soluções focadas regionalmente e no que o país pode oferecer", aponta. 

Lançamento grandioso 

A novidade sobre o motor flex foi apresentada durante um encontro com Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O evento, organizado pela própria Bosch, aconteceu em Campinas, São Paulo, no dia 20 de fevereiro. 

Redação com o tempo  /  Imagem: Reprodução