05/03/2025

O DISCURSO DE TRUMP - Presidente americano diz no Congresso que o arrocho está apenas começando O DISCURSO DE TRUMP - Presidente americano diz no Congresso que o arrocho está apenas começando




O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez seu primeiro discurso no Congresso americano em um período de cinco anos na noite de terça-feira (4) em Washington. “Conseguimos fazer em poucos dias o que muitos governos não conseguiram em anos. Nós estamos apenas começando”, afirmou.

Considerado o mais longo desde pelo menos 1964, o pronunciamento teve cerca de uma hora e quarenta minutos de duração, e ocorre seis semanas após o início do segundo mandato dele na Presidência.

O presidente tratou de assuntos diversos na área da política, citando os cortes em agências governamentais, na economia, abordando cortes de impostos internos e tarifas internacionais, e na geopolítica, citando os conflitos em Gaza, Ucrânia e no Paquistão.

O discurso também foi marcado por críticas severas ao governo Biden, onde Trump o culpou pelo aumento no preço de produtos, como ovos, criticou como a administração anterior lidou com a imigração, além anunciar vetos a leis sancionadas pelo antecessor.

Ele também fez pedidos ao Congresso, como o voto pena de morte para assassinos de policiais, a aprovação do financiamento a um escudo de defesa anti-mísseis e defendeu o banimento da transição de gênero.

Trump também afirmou que qualquer tarifa imposta aos EUA por outro país, será cobrada de maneira recíproca.

Ao citar “tarifas recíprocas” aos parceiros comerciais dos EUA, o presidente citou o Brasil, junto a outros países como Canadá, Índia e China, afirmando que as novas taxas estão definidas para o dia 2 de abril.

Canal do Panamá

Trump disse que seu governo caminha para “pedir de volta” o Canal do Panamá.

O presidente celebrou o acordo firmado na terça-feira (4) pela gestora de ativos americana BlackRock, que comprou portos no Canal do Panamá de uma empresa de Hong Kong.

Deputado expulso da Câmara

No início do discurso de Donald Trump, o presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Mike Johnson, ordenou a saída do congressista Al Green do Plenário.

“Caso o senhor continue causando estas interrupções, pediremos que a guarda do Congresso restaure a ordem e você seja retirado da Câmara”, disse Johnson, após pedir que Al Green se sentasse.

Logo após, o congressista democrata do Texas gesticulou com sua bengala em direção a Johnson e Trump e saiu do plenário acompanhado de funcionários da Casa.

Redação com CNN-Brasil  /  Imagem: Reprodução Tv