10/03/2025

PAPA FRANCISCO TEM MELHORA - Fontes médicas indicam que pontífice se recupera PAPA FRANCISCO TEM MELHORA - Fontes médicas indicam que pontífice se recupera





Pela primeira vez desde sua hospitalização há cerca de três semanas, o Papa Francisco está mostrando uma boa resposta ao tratamento, disse uma fonte do Vaticano.

Isso segue uma declaração da assessoria de imprensa do Vaticano no sábado (8) que descreveu “uma boa resposta à terapia” e uma “melhora gradual e leve” desde seus episódios de insuficiência respiratória aguda na segunda-feira.

A fonte do Vaticano disse que essa melhora foi devido à “troca gasosa” nos pulmões e à oxigenação do sangue. No entanto, o risco de outra crise respiratória permanece e o prognóstico ainda é reservado, enfatizou a fonte.

O papa continua a alternar entre terapia de oxigênio de alto fluxo durante o dia e ventilação não invasiva à noite, disse a assessoria de imprensa do Vaticano.

Na manhã de sábado, Francisco rezou dentro de uma capela. À tarde, ele descansou e se envolveu em atividades de trabalho, disse a assessoria.

No domingo, Francisco participou da missa na capela no 10º andar do hospital Gemelli de Roma, depois participou via transmissão de vídeo dos “exercícios espirituais” que ocorrem no Vaticano durante a quaresma, disse a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Uma fonte do Vaticano disse que Francisco permaneceu conectado à transmissão de vídeo durante a meditação e conseguiu ver membros da Cúria — que são os burocratas do Vaticano — mas não se comunicou com eles. De acordo com a fonte, a condição médica do papa continua a mesma de sábado, com o pontífice de 88 anos experimentando estabilidade e leve melhora, mas ainda tendo um “quadro geral complexo”.

Desde o incidente de segunda-feira, o papa permaneceu em condição estável e recebeu fisioterapia respiratória e motora. Ele divulgou uma mensagem de áudio pré-gravada na quinta-feira agradecendo seus apoiadores por suas orações.

Redação com CNN-Brasil  /  Imagem: Reprodução Vatican news