11/03/2025

LULA OUTRA VEZ EM MINAS GERAIS - Presidente se encontra com empresários quatro dias depois de reunião com MST LULA OUTRA VEZ EM MINAS GERAIS - Presidente se encontra com empresários quatro dias depois de reunião com MST




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta a Minas Gerais nesta terça-feira (11), quatro dias após visitar o estado para o lançamento de um pacote de medidas para implementação da reforma agrária no país ao lado de lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

Desta vez, Lula se encontrará com empresários dos setores automotivo e siderúrgico. Pela manhã, o presidente participará da inauguração do centro de desenvolvimento de produtos de mobilidade híbrida-flex no Polo Automotivo Stellantis em Betim, na Grande Belo Horizonte.

O novo centro é o maior da América Latina e será responsável pelo desenvolvimento de motores a combustão de alta eficiência, além de tecnologias de eletrificação e alta voltagem, conforme informações do governo federal.

À tarde, Lula irá à cidade de Ouro Branco, na Região Central de Minas, para participar de ato na Gerdau, a maior produtora de aço do país, que vai expandir a capacidade de sua planta no município.

A visita do presidente a dois dos maiores grupos econômicos do país acontece após Lula ter dito, durante a vinda ao estado na sexta-feira, que a sua eleição se deve à militância, e não a empresários, declaração dada durante discurso em assentamento do MST em Campo do Meio, região Sul de Minas Gerais, onde esteve.

A declaração e a segunda viagem do presidente ao estado num período de quatro dias ocorrem em um momento de baixa popularidade do chefe do executivo, em estratégia que, ao contrário do que poderia parecer inicialmente -logo após o ato em Campo do Meio, e antes de que fosse conhecida a agenda com empresários em Minas nesta terça- poderia ser interpretado como afago para um só lado.

Segundo o presidente do PT em Minas Gerais, deputado estadual Cristiano Silveira, Lula vai dialogar com "todo mundo". "Está fazendo o que mais gosta de fazer, que é viajar, encontrar com as pessoas. E mostra também que vai dialogar com todo mundo. O que sempre digo é o seguinte: o melhor projeto de comunicação do presidente Lula é o próprio Lula", disse o dirigente, sobre a relação de Lula com suas bases, empresários e as viagens recentes ao estado.

Pé em Minas

Lula já tem no radar pelo menos outras três viagens a Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo. A próxima poderá ser nos 100 dias das obras de duplicação BR-381, que tiveram início em 6 de fevereiro. Na data, o presidente não veio ao estado. O anúncio do começo dos trabalhos ocorreu em Belo Oriente, Região Leste do estado, com a presença de dois ministros: Renan Filho (MDB), dos Transportes, Alexandre Silveira (PSD), das Minas e Energia.

As outras duas possíveis vindas do presidente ainda dependem de acertos entre o governo federal e a Prefeitura de Belo Horizonte. Uma se refere ao Anel Rodoviário, administrado pelo governo federal, e que deverá ser repassado ao governo municipal. A outra é a destinação do Aeroporto Carlos Prates para a construção de habitações populares, escolas e unidades de saúde. O terreno já foi repassado para o município, mas falta definição sobre aplicação de recursos para as obras.

Redação com o tempo  /  Imagem: Reprodução Agência Brasil