14/01/2018

PT faz atos em todo o país em defesa da participação de Lula na eleição para presidente PT faz atos em todo o país em defesa da participação de Lula na eleição para presidente




O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou, ao longo deste sábado (13), atos em diversos estados do país em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, no próximo dia 24. As manifestações defendem a participação de Lula na eleição para presidente, este ano. 

O ex-presidente foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a nove anos e meio de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. O recurso será agora julgado pelo TRF4.

Foram inaugurados comitês "em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato" em pelo menos nove capitais (São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Goiânia, Salvador, Fortaleza e Porto Velho).

O PCdoB e o Psol apoiaram as manifestações. Em nota divulgada neste sábado, o Psol destacou que "Lula tem todo o direito de participar das eleições de 2018, apresentando suas propostas para o Brasil". "O inesperado julgamento do recurso do ex-presidente Lula no Tribunal Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, para o mês de janeiro é, no entender do PSOL, parte das tentativas de consolidar o golpe institucional de 2016.

Redação com JB Online