15/01/2018

Lei Seca retira das ruas mais de mil motoristas embriagados em ação de fiscalização Lei Seca retira das ruas mais de mil motoristas embriagados em ação de fiscalização




Para dar início às ações do calendário de mobilização nacional do Fórum Permanente das Operações Lei Seca, foi realizada sábado (13) até a madrugada deste domingo (14), uma grande ação de fiscalização no trânsito envolvendo as operações Lei Seca de 17 estados do Brasil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante a mobilização, foram abordados 10.993 motoristas. Deste total, 1.037 motoristas com sinais de embriaguez foram tirados das ruas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o trânsito mata 47 mil pessoas por ano no Brasil e deixa 400 mil com alguma sequela. Estes dados colocam o Brasil em 4º lugar no ranking de acidentes nas Américas, atrás da República Dominicana, Belize e Venezuela. Um estudo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, apontou que a Lei Seca salvou 41 mil vidas desde 2008 e poupou ao país mais de R$ 550 bilhões, ao evitar perda de produto e renda. A mobilização nacional foi idealizada com o objetivo de reforçar a necessidade de mudanças de hábitos que geram maior segurança no trânsito.

Com um efetivo de 1.936 agentes, entre PMs, PRFs e agentes de trânsito espalhados pelo Brasil, foram realizados 9.522 testes com o etilômetro e lavrados 823 autos de infração. Ao todo, foram recolhidas 1.610 documentações (CNH e CRLV), 626 veículos foram removidos para depósito e 214 prisões efetuadas. As blitzes foram realizadas em ruas e avenidas de pontos estratégicos em todo o país. As Rodovias Federais tiveram operações realizadas pela PRF.

Em 2017, uma mobilização nacional foi realizada para encerrar a Semana Nacional do Trânsito. Durante as ações, foram abordados 19.328 motoristas. Deste total, 2.549 com sinais de embriaguez.

Redação com JB Online