16/01/2018

MPF pede 386 anos de prisão para Cunha e 78 para Henrique Eduardo Alves MPF pede 386 anos de prisão para Cunha e 78 para Henrique Eduardo Alves




O Ministério Público Federal (MPF) pediu 386 anos de prisão para o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB). O documento com as alegações finais foi enviado a Justiça Federal e homologado no processo derivado da Operação Sepsis, da Polícia Federal. Cunha é acusado de envolvimento em um esquema criminoso que desviou recursos do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Além dele, os procuradores pedem que o ex-ministro Henrique Eduardo Alves seja condenado a 78 anos de cadeia. Ambos respondem por corrupção e lavagem de dinheiro.

O juiz responsável pelo caso, Vallisney de Souza, da 10ª Vara Federal de Brasília, ainda precisa ouvir a defesa dos acusados antes de tomar uma decisão. A defesa de Eduardo Cunha afirmou que o pedido do MPF é “ficção científica, sem provas, com afirmações inverídicas que não podem sustentar uma condenação”. Na peça de acusação, o Ministério Público destaca que os dois são "criminosos em série, fazendo da política e da vida pública um caminho para a vida delituosa".

Tanto Eduardo Cunha quanto Eduardo Alves estão presos em decorrência de investigações da Operação Lava-Jato. Se condenados, eles também podem pagar multas milionários por danos morais coletivos.

Neste processo, os dois ex-deputados foram acusados de receber propina da empresa Carioca Engenharia em contratos do projeto Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, financiados pelo Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FI-FGTS).  Ambos já se encontram presos preventivamente em decorrência de outros casos.

Redação com CB