22/01/2018

Apoiadores de Lula começam a chegar ao RS para acompanhar julgamento Apoiadores de Lula começam a chegar ao RS para acompanhar julgamento




Na reta final para o julgamento do ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, em Porto Alegre, os primeiros militantes e defensores do petista começam a chegar no estado sulista. A expectativa da Frente Brasil Popular, que organiza as manifestações, é de que 225 caravanas vão ao Rio Grande do Sul acompanhar a decisão do processo na quarta-feira, 24. Segundo a entidade, cerca de 50 mil pessoas devem estar presentes, mas o número pode aumentar se Lula confirmar a ida à capital do estado. A Secretaria de Segurança Pública vai apresentar nesta segunda-feira (21/1) o plano de segurança do local.
 
A manifestação será na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, entre o Anfiteatro Pôr do Sol e a Rótula das Cuias. A Secretaria de Segurança Pública comunicou que os movimentos sociais deverão tomar as medidas necessárias para evitar e coibir quaisquer atos de vandalismo na área. A organização do protesto pró-Lula divulga, nas redes sociais e sites, que o ato será pacífico e a entrada de armas, bebidas e objetos suspeitos não serão permitidos. Máscaras também não serão autorizadas. 

De acordo com a Frente Brasil Popular, os primeiros militantes já chegaram ao estado, inclusive ônibus de localidades mais distantes, como o Nordeste. As principais atividades começam a ser realizadas a partir da segunda, como o "Ato de Juristas e Intelectuais em Defesa da Democracia", em que advogados vão contestar a sentença condenatória dada pelo juiz de primeira instância, Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Lula está sendo julgado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 
Redação com CB