23/01/2018

Crônica Esportiva de luto.Morre o locutor esportivo César Rizzo Crônica Esportiva de luto.Morre o locutor esportivo César Rizzo




Morreu no último domingo (21) em Niterói, aos 82 anos, o radialista César Rizzo, por falência múltipla de órgãos. Ele fazia nos últimos anos tratamento contra um câncer no fígado e foi diagnosticado no início de 2018 com um tumor avançado no estômago.

O comunicador vinha também sofrendo com Mal de Parkinson e Alzheimer. Natural de Vitória (ES), César fez carreira como locutor esportivo nas principais rádios do Rio de Janeiro, como rádios Globo, Tupi, Nacional e Manchete.

Antes de fazer sucesso na capital fluminense, teve passagens por emissoras de Belo Horizonte, Natal e de Salvador. Seu bordão principal era “Sacudindo... sacudindo...”.

Rizzo começou sua carreira como locutor comercial e de noticiários em Vitória (ES), na Rádio Capixaba. Em seguida, passou a ser narrador na mesma emissora. Logo se transferiu para a Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte. Em 1970, se transferiu para o Rio de Janeiro e lá passou por diversas estações de rádio. Na Cidade Maravilhosa, empunhou o microfone de Globo, Tupi, Manchete, Tamoio e Nacional. Esteve na cobertura de quatro Copas do Mundo (1982, 1986, 1994 e 1998) e dos Jogos Olímpicos de Moscou (1980)

Algumas de suas narrações foram ouvidas em São Paulo, no começo dos anos 1980. As rádios Excelsior (SP) e Eldorado (RJ), ambas do Sistema Globo de Rádio, transmitiam o mundial de Fórmula 1. Havia um revezamento de profissionais dos dois veículos para a narração das corridas e Rizzo fazia parte delas.

Redação com Agências