26/01/2018

Juiz do DF determina apreensão do passaporte de Lula,que fica impedido de viajar ao exterior Juiz do DF determina apreensão do passaporte de Lula,que fica impedido de viajar ao exterior




A Justiça Federal do Distrito Federal determinou a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira e proibiu a saída dele do país, um dia após o petista ter sua condenação confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e na véspera de uma viagem internacional para a África, informaram o Ministério da Justiça e outra fonte com acesso ao assunto.

A decisão, tomada no início da noite, se deu numa investigação conduzida pelo Ministério Público Federal em Brasília que investiga o petista por tráfico de influência no processo de compra de aviões de guerra suecos.

O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, telefonou para o ministro da Justiça, Torquato Jardim, para informar da decisão, segundo a assessoria do ministério.

Torquato recomendou a Segóvia que Lula fosse avisado em casa do cumprimento do mandado de apreensão do documento a fim de evitar “constrangimentos”, de acordo com nota do ministério.

Apesar do vazamento da decisão judicial, o ministro da Justiça quer evitar “estardalhaço” com a operação, disse uma fonte próxima a ele.

O petista já tinha avisado, antes mesmo do julgamento do TRF sobre o tríplex do Guarujá (SP), que participaria de um evento neste fim de semana em Adis Abeba, na Etiópia, referente ao fundo das Nações Unidas de Combate à Fome, FAO.

Em nota, o advogado de Lula, Cristiano Zanin, disse ter recebido com "grande estarrecimento" a decisão que determinou a apreensão do passaporte do ex-presidente. "O juiz fundamentou a decisão em processo que não está sob sua jurisdição", diz o texto. "O TRF-4 havia sido informado sobre a viagem e não opôs qualquer restrição".

Zanin informa ainda que o passaporte será entregue à Polícia Federal, mas que a defesa do ex-presidente irá recorrer contra a decisão para "reparar essa indevida restrição ao seu direito de ir e vir".

Um dia após a condenação pelo TRF-4, Lula disse que não aceitará a decisão da Justiça e que insistirá na candidatura a presidente. 

Redação com Jornal Extra