21/02/2018

Senado aprova intervenção federal na segurança pública do Rio Senado aprova intervenção federal na segurança pública do Rio




O Senado aprovou na madrugada desta quarta-feira, (21/2), por 55 votos sim, 13 não e uma abstenção, o decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Foi uma sessão bem mais rápida e tranquila do que a da Câmara, que ultrapassou sete horas de duração. No Senado, foram pouco mais de três horas de discussão. Também de maneira distinta da Câmara, os senadores de oposição centraram as críticas e ataques ao decreto em si. E evitaram afirmar que a decisão do Planalto servia para esconder a incompetência do governo em conseguir votos para a reforma da Previdência.

Apesar dos protestos explícitos do senador Renan Calheiros (MDB-AL), o presidente da Casa, Eunício Oliveira (MDB-CE) firmou o pé no regimento interno e limitou a dez intervenções de senadores – cinco a favor e cinco contra – à proposta de intervenção. Além de definir as regras para tramitação da matéria, Eunício também anunciou em plenário o que já decidira – suspender a tramitação de todas as matérias constitucionais em qualquer comissão da Casa. “Estou tomando essa decisão em respeito à Constituição Federal que eu jurei cumprir quando assumi o mandato e, depois, quando vocês me elegeram para conduzir os trabalhos da Casa”, disse Eunício.
Redação com CB