24/02/2018

UEPB apresenta experiência de internacionalização e firma convênios com instituições cubanas UEPB apresenta experiência de internacionalização e firma convênios com instituições cubanas




A experiência de sucesso da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que nos últimos seis anos têm desenvolvido um importante trabalho de internacionalização com estudantes e pesquisadores do Timor Leste, foi apresentada em forma de artigo durante a realização do Congresso Universidad 2018, realizado em Havana, Cuba, entre os dias 12 a 16 de fevereiro. Na oportunidade, o relato da experiência foi apresentado pelo reitor da Instituição, professor Rangel Junior, e pela coordenadora de Relações Internacionais da UEPB, professora Cezilene Morais. Durante os dias do evento o reitor também assinou convênios com instituições cubanas para incremento de atividades acadêmicas.

“O evento é consolidado como um grande encontro internacional para pensar a educação superior, o intercâmbio entre professores, gestores das mais diversas experiências na América Latina, Caribe, Europa. Isso nos dá uma boa perspectiva em termos da avaliação e confronto de experiências. Nos serve bastante no sentido de fortalecer nossas convicções ou mudar algumas, atualizar outras, no sentido da gestão pública”, explicou o reitor.

Sobre o artigo apresentado no congresso, Rangel ressaltou a contribuição social que a UEPB oferece. “O trabalho teve um respaldo muito forte e uma grande interação sobre a nossa experiência de internacionalização nos últimos anos, notadamente na recepção de estudantes vindos do Timor Leste. Essa é uma experiência de grande relevo social e de impacto no mundo inteiro. Acredito que a UEPB tem cumprido bem o seu papel, uma vez que quando esses alunos de graduação ou pós-graduação retornam ao seu país, eles podem ajudar ainda mais no desenvolvimento daquela sociedade”, acrescentou o reitor.

Convênios

Além da apresentação do relato de experiência no Congresso Universidad 2018, em Havana, o reitor Rangel Junior aproveitou para desempenhar algumas atividades importantes no que diz respeito às ações de internacionalização da UEPB. Além de conversas de aproximação para futuras parcerias com universidades do México, Bolívia, Colômbia, Nicarágua, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Alemanha e vários países da América Central, foi assinado um termo de cooperação acadêmica entre a UEPB e a Universidade de Ciências Médicas de La Habana, que tem como atuação o fortalecimento dos cursos da área de Saúde da Instituição. O reitor esteve ao lado das professoras Nidia Edenia Márquez Morales e Maria Elena Fernández Roque, responsáveis pelas relações internacionais da Universidade de Ciências Médicas, consolidando mais uma parceria institucional.

Já o convênio entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias do Câmpus IV e o Programa de Doutorado Curricular Colaborativo em Biologia Vegetal da Universidad de La Habana teve suas atividades renovadas, uma vez que este termo de cooperação tem conseguido resultados importantes em pesquisas de inovação, como o projeto do destilador de água desenvolvido em Catolé do Rocha. “Esses convênios não só aproximam as relações entre a Universidade e os países, como também abrem caminho para outros projetos que trarão bons resultados para todos os envolvidos”, concluiu Rangel.

Redação com ASCOM/UEPB