06/03/2018

MPF se manifesta contra recurso de Lula e pede prisão do ex-presidente MPF se manifesta contra recurso de Lula e pede prisão do ex-presidente




O Ministério Público Federal (MPF) se manifestou ontem contra o último recurso protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, para rever a condenação a 12 anos e um mês na ação penal envolvendo o tríplex no Guarujá (SP). Além de pedir a rejeição do recurso, o MPF pediu a prisão de Lula após o julgamento para cumprimento da pena.

No parecer, o procurador responsável pelo caso se manifestou a favor da defesa de Lula para dar parcial provimento aos embargos de declaração e corrigir somente alguns termos do acórdão, a sentença do colegiado, proferido em janeiro. Apesar de pedir a correção das palavras Grupo OAS, empresa OAS Empreendimentos e funcionamento ou não do Instituto Lula, a procuradoria entende que as correções não alteram a essência da condenação.
Raquel Dodge
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também se manifestou contra um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em um documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), ontem, a procuradora pede que o ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato na corte, negue a solicitação dos advogados de Lula para reavaliar a condenação que ele sofreu na Justiça Federal do Paraná e que foi confirmada pelo Tribunal Federal da 4ª Região (TRF-4).
Lula foi condenado a 12 anos e um mês,  pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Atualmente, o processo está na fase de recursos no TRF-4. 
Redação com CB