14/03/2018

Prefeitura de Campina Grande vai realizar cadastro de autistas para viabilizar implantação de clínica-escola Prefeitura de Campina Grande vai realizar cadastro de autistas para viabilizar implantação de clínica-escola




A Prefeitura de Campina Grande vai realizar um cadastramento para verificar o número de autistas que moram na cidade. A meta é desenvolver estudos para a possível implantação de uma clínica-escola, destinada ao atendimento específico deste segmento social.

Segundo o presidente da Urbema, Carlos Dunga Junior, haverá todo um esforço de divulgação em torno deste cadastramento, objetivando-se o levantamento do real quadro estatístico do segmento autista local. Inclusive, algumas reuniões já aconteceram para a articulação deste procedimento envolvendo pastas como Saúde, Educação, Planejamento e entidades representantes de crianças autistas.

“De fato, haverá uma coleta/campanha para buscar dados sobre o número de crianças com autismo na cidade. A coleta será online e também em um ponto fixo para ajudar aos que não tem acesso à internet”, acrescentou. O trabalho de levantamento vai acontecer a partir do próximo dia 19. Mas, durante esta semana, haverá a divulgação desta ação nos meios de comunicação social de Campina Grande.

Caberá à assessoria da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão o cadastro online. Para tanto, as pessoas já podem acessar o site observacampina.com, indo ao link cidadania digital/consultas públicas/pesquisa para mapeamento de casos de autismo.

Também será disponibilizado um espaço físico para o atendimento às famílias que ainda não disponham de acesso à internet, sendo este o caso da antiga AACD, atual Centro Especializado em Reabilitação, no bairro de Bodocongó. A Secretaria Municipal de Educação também vai disponibilizar os seus dados para que o levantamento seja o mais completo possível.

Para Carlos Dunga, este tipo de levantamento é fundamental para reforçar os estudos que estão sendo feitos com o objetivo de se verificar a viabilidade de implantação da clínica-escola especializada no público autista. “Tudo isso passa, inicialmente, pela catalogação de pessoas que se encontram nesta situação em nosso município, devendo tudo ser feito com o máximo de planejamento”, afirmou.

Redação com CODECOM/PMCG