16/03/2018

Campina Grande-Secretaria de Saúde realiza mutirão de serviços no distrito de Galante neste sábado Campina Grande-Secretaria de Saúde realiza mutirão de serviços no distrito de Galante neste sábado




A Secretaria de Saúde de Campina Grande está iniciando um mutirão de serviços de saúde para atender as populações mais periféricas da cidade. A primeira ação vai ser realizada neste sábado, 17, das 8h às 13h, no distrito de Galante, com a oferta de vários serviços para a comunidade, na Unidade Mista de Saúde.

Os moradores do distrito vão ter acesso a consultas com otorrinolaringologista, clínicos gerais, endocrinologistas, neurologistas, pediatras, cardiologistas, gastroenterologistas, ginecologistas, oftalmologistas e dentistas. Além destas consultas, serão oferecidos os serviços de marcação de ultrassonografias, vacinas, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, fisioterapia, marcação de mamografias, corte de cabelo e orientações de combate ao mosquito Aedes aegypti e atividades do Mexe Campina.

“O objetivo da ação é democratizar o acesso aos serviços de saúde e descentralizar este trabalho, fazendo chegar aos distritos e bairros mais distantes. Depois desse primeiro mutirão, vamos avaliar a possibilidade de levar este trabalho para os outros distritos e bairros mais distantes, sempre ouvindo as lideranças comunitárias, como foi no caso de Galante”, disse a secretária Municipal de Saúde, Luzia Pinto, que também destacou a participação dos vereadores Márcio Melo e Pimentel Filho na mobilização para a ação no distrito de Galante.

Além desses mutirões, a Secretaria de Saúde já vem desenvolvendo ações em vários bairros todas as segundas-feiras por meio da Coordenação de Vigilância Ambiental para combate ao mosquito Aedes aegypti, levando limpeza aos terrenos e vias públicas e orientação e distribuição de produtos para os moradores.

A Secretaria de Saúde de Campina Grande já vem desenvolvendo um trabalho para facilitar o acesso aos serviços de saúde da baixa e média complexidade, que é a marcação de consultas e exames por meio do Sisreg, sistema informatizado de marcação. A ideia é ampliar o modelo para o agendamento de procedimentos de alta complexidade, como cirurgias, para sistematizar e deixar ainda mais impessoal o processo de marcações.

Redação com CODECOM/PMCG