03/04/2018

Qualquer decisão do STF sobre Habeas Corpus de Lula gerará incompreensão, diz Gilmar Mendes Qualquer decisão do STF sobre Habeas Corpus de Lula gerará incompreensão, diz Gilmar Mendes




O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou nesta terça-feira (3/4), em Lisboa, que a decisão da Corte sobre o pedido de habeas corpus (HC) da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá ser conhecida na quarta ou quinta-feira (dias 4 e 5) e poderá gerar incompreensão. 

O ministro do STF falou com a imprensa na capital portuguesa, onde participa do "VI Fórum Jurídico de Lisboa - Reforma do Estado Social no Contexto da Globalização", organizado pelo seu Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV). 

Gilmar Mendes volta ainda nesta terça para o Brasil para participar da votação no STF e retorna para Portugal na quinta-feira. Para ele, protestos populares contra o Supremo, como o que ocorreu no Rio de Janeiro, iniciado por uma manifestação ligada à morte da vereadora do PSOL Marielle Franco, são "absolutamente normais". 

Gilmar chegou a dizer que a exemplo do que acontece no futebol, quando cada brasileiro de acha um treinador, no universo jurídico todos hoje querem opinar."Antes eram apenas os jornalistas. Hoje até os jornaleiros se acham no direito de dar pitacos  sobre coisas que o Supremo vai julgar", afirmou o ministro.
Redação com CB