08/04/2018

Ex-presidente Lula chega à sede da Polícia Federal em Curitiba Ex-presidente Lula chega à sede da Polícia Federal em Curitiba




Em meio a uma guerra de torcidas, separados por cordões de isolamento da PM, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Departamento de Política Federal.

Localizada no bairro de classe média de Jardim Santa Cândida, a sede da corporação tem duas ruas transversais. Na frente do portão principal ficou o grupo que apoio o petista, que, antes da chegada, fez um ato ecumênico e cantarolou músicas de campanhas do PT. Na parte lateral ficou o grupo contrário a Lula.

Segundo a Polícia Militar, as bombas vieram da PF. Ainda segundo a PM, a Polícia Federal alegou que os manifestantes pró-Lula forçaram o portão principal e, por isso, as bombas de gás lacrimogênio teriam sido necessárias. 

A ação da PF tem base em decisão da Justiça do Paraná  de sexta-feira, segundo a qual manifestantes não poderiam ficar perto da sede da PF "evitar confrontos que podem levar a dezenas de feridos e depredação do patrimônio público e privado".

A PF, alegando que o portão da sede da corporação, estava sendo forçado, segundo relatos, de dentro do edifício, lançou pelo menos 6 bombas de efeito moral contra manifestantes pró-Lula. 

Os manifestantes, entre eles crianças, ficaram desesperados. Houve feridos, que foram levados de ambulância a hospitais da redondeza.

Redação com CB