12/04/2018

Como a China trata os corruptos. Ex-membro do Comitê Político do PC chinês é julgado por corrupção Como a China trata os corruptos. Ex-membro do Comitê Político do PC chinês é julgado por corrupção




Um ex-membro do comitê político do Partido Comunista chinês, Sun Zhengcai, considerado uma figura emergente na política, é julgado a partir desta quinta-feira por suborno, em mais um capítulo da cruzada contra a corrupção do presidente Xi Jinping.

O tribunal popular intermediário da cidade de Tianjin informou que o julgamento contra Sun Zhengcai, ex-integrante do comitê político e lider do PCC na cidade de Chongqing, começou esta manhã.

Sun Zhengcai, o mais jovem membro do comitê político do PCC, era considerado um sério candidato a integrar o Comitê Central permanente do Partido, de sete membros, que concentra o poder na China.

"Deve ser considerado penalmente responsável por buscar favores para terceiros e por aceitar ilegalmente enormes somas em dinheiro", comunicou em fevereiro passado a promotoria.

Este é o primeiro membro do bureau político do PCC a ser julgado por corrupção nos últimos cinco anos, desde a queda de Bo Xilai, potencial adversário do atual presidente, Xi Jinping.

Bo Xilai foi condenado em 2013 à prisão perpétua.

Redação com JB Online