17/04/2018

Gilmar Mendes marca depoimento de Sérgio Cabral sobre uso indevido de algemas Gilmar Mendes marca depoimento de Sérgio Cabral sobre uso indevido de algemas




O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes marcou para amanhã, (18/4) o depoimento do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral na investigação aberta para apurar o uso de indevido de algemas durante a transferência deste para um presídio em Curitiba.

Na mesma decisão, Mendes, relator do caso, determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) indique um procurador para participar da audiência. Na semana passada, o inquérito foi aberto por decisão da Segunda Turma e por sugestão do próprio relator, que pediu também para ficar com o comando do processo.

No dia 10 de abril, por 3 votos a 2, o colegiado decidiu que o ex-governador deveria retornar ao sistema penitenciário do Rio de Janeiro. Com a decisão, o colegiado anulou a decisão do juiz federal Sérgio Moro, que determinou a transferência de Cabral para um presídio na região metropolitana de Curitiba, onde o ex-governador também responde a processos penais no âmbito na Operação Lava-Jato.

Cabral é réu em mais de 20 processos e está preso preventivamente por acusações de corrupção.
Redação com CB