24/04/2018

Partidos aderem à “vaquinha” e abrem espaço até para contribuição com cartão de crédito Partidos aderem à “vaquinha” e abrem espaço até para contribuição com cartão de crédito




A regra que proíbe o financiamento eleitoral por empresas e o novo teto imposto aos gastos com as campanhas, além do desgaste gerado por escândalos de corrupção em pleitos passados, forçam os partidos políticos a uma nova e criativa estratégia. Muitos já elaboram ações para arrecadar recursos por meio de crowdfunding, a famosa “vaquinha virtual”, avalizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Vale de tudo: de investida na internet para doação com cartão de crédito ao convencimento individual, por meio da boa lábia, para garantir transferências bancárias. 

A arrecadação prévia por meio das vaquinhas virtuais está liberada a partir de 15 de maio. Os valores ficarão retidos e só poderão ser utilizados após o registro das candidaturas. 
Entre as legendas que aderiram ao mutirão de arrecadação está o PPS. O partido já anunciou que fará uso do recurso para concorrer ao Governo de Minas e lançou uma plataforma on-line que permite a realização de doações mediante o uso do cartão de crédito.

 
Adepto da nova modalidade, o PSD defende que o formato deve envolver ainda mais o eleitor na campanha. “As vaquinhas serão um instrumento muito importante para o financiamento, porque vão buscar mais participação do eleitor e permitirão que as pessoas defendam efetivamente as propostas com as quais se identificam”, afirma Alexandre Silveira (PSD), ex-deputado e suplente do senador Antonio Anastasia. Segundo Silveira, o partido recorrerá também ao Fundo Eleitoral e ao autofinanciamento.


A deputada federal Jô Moraes, do PCdoB, disse que o partido está se organizando em nível nacional para angariar fundos, apostando também na “vaquinha”. 

Já o Democratas (DEM) vai sair à caça de potenciais doadores para convencê-los a ajudar os pré-candidatos. Nas conversas individuais, será pedido para o eleitor realizar doação por meio de transferências diretas na conta partidária. 

O limite para doação é 10% do rendimento bruto auferido pelo doador no ano anterior ao pleito. 
Para se resguardar e evitar punições, algumas legendas buscam aconselhamento jurídico antes de abrir as arrecadações. 

Redação com Hoje em Dia